quarta-feira, 22 de setembro de 2010

DINAMICAS 2

Jogo catequético: Estante Bíblica

Este jogo catequético é bastante eficaz para trabalhar a Bíblia.
O catequista precisará de:
  • 27 caixas de fósforo (se for trabalhar o Novo Testamento); ou 46 caixas de fósforo (se for trabalhar o Antigo Testamento), para os livros da Bíblia;
  • Papelão ou isopor (para fazer a estante);
  • Cartolina ou outro papel (para embrulhar as caixas de fósforo).


Primeiramento o catequista irá embrulhar as caixas de fósforo. Cada caixa representará um livro da Bíblia. Cada caixa deverá ter escrita nela o nome de um livro (como mostra a imagem). Deverá ser confeccionada também, uma pequena estante (papelão, isopor, ou outro material duro).
A turma será dividida em grupos. Cada grupo irá jogar desta maneira:
As caixinhas estarão todas misturadas. Na Bíblia, o grupo irá conferir a seqüência dos livros (na figura o jogo é voltado para o Novo Testamento). O grupo que organizar na estante o maior número de livros em um determinado tempo (30 segundos, 1 minuto, por exemplo) irá vencer o jogo.
Variação do jogo: Os livros podem ser escondidos pelo ambiente. Todos irão procurar por eles, e, a medida que os encontrarem irão na estante organiza-los, pondo-os em ordem (esta variação é bastante interessante, pois, os catequisandos fixarão bem o número de livros e a seqüência em que eles se organizam, pois, todos irão ajudar a organizar a estante).
O objetivo deste jogo é mostrar que a Bíblia é um conjunto de livros. Fazer relação da palavra Bíblia com seu significado “biblioteca”.

>>>>>>>>>>>>>>>>
O procedimento é o mesmo do boliche: Cinco ou mais garrafas organizadas. Cada garrafa terá uma identificação (letras, números, figuras, etc). No caso de letras, cada uma terá uma lista de perguntas correspondente. A garrafa A terá, por exemplo, uma lista com cinco perguntas, assim como todas as outras. O catequisando jogará a bola nas garrafas, e poderá escolher uma das que caiu. O catequista fará uma pergunta correspondente à garrafa que caiu.
David Barbalho Pereira - davidbarbalho@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.