quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

CONCEITO DE EUCARISTIA e BATISMO !!

A EUCARISTIA - O QUE É.

A eucaristia é o centro, o cume, o ápice da vida da Igreja. A ela se ordenam todos os sacramentos e ministérios da Igreja.

O batismo é a porta que nos introduz na vida da Igreja, que nos leva a fazer parte do Corpo de Cristo, filhos de Deus e templos do Espírito Santo. O batismo nos dá a vida de Deus, a graça de Deus.

A eucaristia é a doação total de Deus ao homem. Na eucaristia, recebemos não só a graça, mas o próprio doador da graça: Jesus Cristo, segunda pessoa da Santíssima Trindade.

A eucaristia é algo tão espetacular, violento, improvável, estranho, - diria até: difícil de se aceitar - que Deus fez uma longa e cuidadosa preparação do povo, antes de se deixar entre nós neste mistério da eucaristia.



A  EUCARISTIA  É  UM  SACRIFICIO

Sacrifício não é, originalmente, um ato custoso que implica dor, renúncia ou  sofrimento.

A  EUCARISTIA  É  UM  MEMORIAL
“Fazei isto em memória de mim”. Lc 22, 19   e   1 Cor 11, 24
No Antigo Testamento os símbolos, os ritos, as festas, embora com referências à natureza e aos momentos da vida social, tornam-se sinais de aliança, memória e atualização das obras admiráveis feitas por Deus na história, a favor de Seu povo.
De modo especial a Páscoa hebraica era a recordação, de modo participativo, da libertação da escravidão no Egito. Deus faz pelos participantes do rito Pascal, o que havia feito por seus pais no Egito.
O memorial comunica a graça do acontecimento recordado. Na forma de convito sacrifical, a Igreja revive o acontecimento total da Páscoa; realiza a memória da morte e ressurreição do Senhor, uma memória que não é apenas lembrança, mas uma reapresentação real do próprio acontecimento, no rito litúrgico. 
O Crucificado Ressuscitado se torna presente como cordeiro imolado e vivo. O pão é realmente o Seu corpo doado.  O  vinho é realmente o Seu sangue derramado. A Sua Palavra, com o poder do Seu Espírito, realiza, na verdade, aquilo que anuncia. O pão e o vinho não são mais um alimento e bebida usuais; tornaram-se, por uma mudança singular e admirável, o que a Igreja chama de transubstanciação, o corpo e o sangue do Senhor, a Sua nova presença, verdadeira, real e substancial, dinâmica e pessoal, no ato de dar Sua própria pessoa, e não apenas a graça, como nos outros sacramentos.

A  EUCARISTIA  É  UM  SACRAMENTO

Sacramento é sinônimo de Mistério! “Eis o mistério da fé!”

Sacramento é um sinal sensível e eficaz da Graça. Todo sacramento significa uma graça e realiza a graça que significa.

A  EUCARISTIA  É  UM  BANQUETE

Quando você quer honrar uma pessoa você a convida para uma refeição em sua casa. Na refeição você sela, reforça, aumenta a amizade com aquela pessoa. A refeição une e estreita as nossas amizades.



FONTE :http://www.catequisar.com.br/texto/materia/celebracoes/christi/02.htm




>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
A Eucaristia é a celebração nas Igrejas Cristãs no qual nós cristãos recebemos o pão e o vinho, repetindo o que Cristo fez na sua Última Ceia, antes de ser entregue aos romanos por Judas Iscariotes. Na ocasião, compartilhou com seus apóstolos pão e vinho, na época da celebração da Páscoa judaica (com pães ázimos), dizendo a eles "Tomai todos e comei, isto é o meu corpo que será entregue. Tomai todos e bebei, isto é o meu sangue. Fazei isto em memória de mim". (Mat 26;26-29, Marcos 14:22-25, Lucas 22:19-20, I Coríntios 11:23-26).

Nenhum comentário:

Postar um comentário