segunda-feira, 26 de março de 2012

CALENDÁRIO LITÚRGICO -2012

  ANO LITÚRGICO
objetivo: Conhecer a formação e a atual constituição do período ou da unidade onde são celebrados todos os mistérios cristãos.
                 
          Ano Litúrgico é o complexo das celebrações através das quais são refletidos, orados e celebrados todos os mistérios cristãos. Nele se considera um Deus prometido que é esperado, esse mesmo Deus feito homem e que depois morre numa cruz e ressuscita, assim como ensinamentos e exemplos que nos deixou: caridade, perdão, oração.
          O Ano Litúrgico segue uma ordem lógica: encarnação, nascimento de Jesus, seu ministério, paixão, morte, ressurreição etc. Por meio dele se reflete a ação da Santíssima Trindade na vida dos homens. Mas há ainda espaço para que se celebre a colaboração dada ao plano de Deus por parte de tantas criaturas: Maria, José, João Batista, os apóstolos. Trata-se de uma caminhada catequética, teológica, espiritual, tendo em vista a parusia ou a liturgia na vida eterna: (Apoc 21-22).
          É interessante que se considere, embora brevemente, a formação do Ano Litúrgico e seu estado atual.

FORMAÇÃO DO ANO LITÚRGICO

          A formação foi lenta, mas contínua. O ponto de partida foi a Páscoa que era celebrada todos os domingos, isto é, o "primeiro dia da semana": (At 20,7ss.). Uma vez fixada sua data pascal para celebrá-la com mais solenidade, automaticamente foram surgindo os dias das festas a ela relacionadas: Ascensão (40 dias após a ressurreição . At 1,5); Pentecostes (50 dias depois da comemoração pascal - Lev 23, 15-16; At 2, 1ss.). Do mesmo modo foram escolhidos os dias para Ramos, Última Ceia, Paixão e Morte de  Jesus. A Quaresma surgiu para dar oportunidade aos catecúmenos de melhor se prepararem para o batismo, na Páscoa.
          Mas existem outros mistérios difíceis de ser precisados no calendário, ligados à vida do Senhor. Por exemplo: a comunidade cristã estava interessada em celebrar o nascimento de Jesus, e os evangelistas não disseram uma palavra a respeito do dia e do ano. Tinham consciência de que não escreviam a biografia do Mestre; então, mais que dados cronológicos, se interessaram pelo mistério do Deus-conosco. Circunstâncias históricas levaram a escolher o dia 25 de dezembro como a data natalícia de Jesus. Na ocasião, os romanos celebravam o solstício do inverno. Para eles, aquela noite começava a ser menos longa. Era a vitória da luz sobre as trevas.     Havia, então, uma festa pagã de Natalis invicti, isto é, do deus-menino-sol que nascia e crescia para impor o domínio da luz. O significado se prestava para a mensagem do Natal: Jesus, o sol da justiça (Mal 4,2 ou 3,20), Jesus, a luz do mundo: Jo 8, 12. Deste modo, a festa pagã foi cristianizada e se passou a celebrar o nascimento do Senhor no dia 25 de dezembro.
          As primeiras notícias que temos dessa celebração estão no Cronógrafo de 354.
Como conseqüência lógica, é escolhido o dia 25 de março para a Anunciação de Nossa Senhora (Lc 1,26ss.) e outros dias, perto do Natal, para celebrações como: a Maternidade de Maria no primeiro dia do ano, Magos (Mt 2,1ss.) no dia 6 de janeiro, Sagrada Família.
          Mais ou menos da mesma maneira foram sendo escolhidos dias especiais para se comemorar São José, São João Batista e outros Santos.
          Assim foi se formando o atual Ano Litúrgico.

ANO LITÚRGICO, HOJE

          A natureza repete anualmente as quatro estações e, repetindo, parece renovar-se. É uma caminhada cíclica onde se sente a retomada de forças e de energias. Por meio destas estações se penetra mais no mistério da vida e de suas manifestações. A vida se repete anualmente, mas não de maneira idêntica: ela traz sempre algo novo. É como repassar num mesmo lugar, porém num plano mais elevado e sempre a caminho do infinito.
          Assim acontece com o Ano Litúrgico. Ele volta sempre ao ponto de partida. Anualmente é apresentado o mesmo mistério; por exemplo, o Natal. Só que cada vez ele é iluminado diferentemente pelos diversos evangelistas: Ano A = Mateus; Ano B = Marcos; Ano C = Lucas. João preenche determinados espaços vazios deixados pelos Sinóticos. Exemplo: só o IV Evangelho fala do Lava-pés, passagem proclamada na Quinta-feira Santa: Jo 13, 1ss.).
          Além disso, o cristão que hoje medita deverá estar mais enriquecido do que quando o fez no ano anterior, pois a Palavra de Deus não deixa de produzir o seu fruto: (Is 55, 10-11). Com isto, de celebração em celebração, de ano em ano, se encaminha para a concretização, no encontro com Cristo, para a liturgia sem fim: (Apoc 21-22).
          O desenho, a seguir, pode ilustrar o que se está dizendo. Como não poderia deixar de ser, o Ano Litúrgico começa com o Advento, que é a preparação para o Natal, e termina com a solenidade de Cristo Rei. A partir daí, começa um outro Ano Litúrgico, então iluminado por um outro evangelista. 
                       
          Advento são as quatro semanas que antecedem o Natal e prepara os corações para melhor penetrar seus mistérios. A seguir vem o Natal e festas a ele relacionadas: Sagrada Família, Maternidade de Maria, Magos.
          A Semana Santa é precedida pela Quaresma. São cinco semanas preparatórias para as grandes celebrações do cristianismo: Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Começa na Quarta-feira de Cinzas. Na Semana Santa, além de Ramos, se celebram a Última Ceia, a Morte do Senhor e a Ressurreição.
          Após a Ressurreição, seguem seis semanas nas quais se rememora a vitória da vida sobre a morte, o triunfo de Cristo, o triunfo da humanidade. Na Quinta-feira após o 6º Domingo de Páscoa é a 5º solenidade da Ascensão. No Brasil, por não ser feriado, a Ascensão é celebrada no domingo seguinte, que seria o 7º de Páscoa. Também as solenidades de Pentecostes e Santíssima Trindade ocupam domingos de Tempo Comum, sendo que com a primeira festa se encerra o ciclo pascal.
          As restantes 34 semanas do ano constituem o Tempo Comum. Ele está entre o ciclo natalino e a Quaresma, assim como entre o ciclo pascal e o Advento posterior. Estas duas partes, a saber, a que intermedeia o ciclo natalino e a Quaresma, e a que intermedeia o ciclo pascal e o Advento posterior, variam de tamanho, de ano para ano, conforme a Páscoa, que é festa móvel, isto é, que não tem data fixa, está mais próxima ou mais distante do Natal. Exemplo:
          1991 - Páscoa: dia 31 de março;
          1992 - Páscoa: dia 19 de abril.
          Com isso, em 1991, entre o ciclo natalino e a Quaresma foram colocados cinco domingos do Tempo Comum. Entre o ciclo pascal e o Advento, os restantes 29 domingos. O mesmo não se dá em 1992, pois a Páscoa está mais perto do Natal do mesmo ano. Portanto, sobrará mais espaço entre o ciclo do Natal e a Quaresma. Justamente por esta razão, entre ambos foram colocados oito domingos do Tempo Comum. Os restantes 26 ficaram entre o ciclo pascal e o Advento.
          Nessas alturas é de se recordar que o 1º Domingo do Tempo Comum é substituído pela celebração do Batismo de Jesus, assim como o 34º é pela solenidade de Cristo Rei. Durante o Tempo Comum acontecem solenidades como Santíssima Trindade, Corpo de Deus.
          A evolução do Ano Litúrgico pode ser ilustrada pelo seguinte gráfico:
                      
          a) início do Advento e do Ano Litúrgico que não coincide com o ano civil. Durante   quatro semanas (Advento) a Igreja se prepara para o mistério natalício do Senhor. Tem início o ciclo natalino.
          b) Natal. Até a solenidade do Batismo do Senhor, a liturgia respira o ambiente da gruta de Belém, mesmo nas celebrações da maternidade de Maria, Sagrada Família, Epifania.
          c) Batismo do Senhor. Com esta celebração se encerra o ciclo natalino. A partir daí, tem início o Tempo Comum.
          d) Tempo Comum. O espaço entre o Batismo do Senhor e a Quaresma é preenchido por um determinado número de domingos. A quantidade varia conforme a localização da Páscoa no ano em curso, como se falou acima. É a primeira parte do Tempo Comum.
          e) Com a Quarta-feira de Cinzas começa a Quaresma. São cinco semanas que culminam na Semana Santa.
          f) Páscoa. A ela segue uma série de sete domingos, chamados domingos de Páscoa.
          g) Pentecostes. Termina o ciclo pascal que começou com a Quaresma.
          h) Tempo Comum. Continua a partir da interrupção acontecida por ocasião da Quaresma, como se vê na letra d.
          i) Festa de Cristo Rei. Último domingo do Ano Litúrgico. Seria o 34º Domingo do    Tempo Comum. Depois desta solenidade começa um outro Ano Litúrgico, começa o Advento.
          Numa leitura apressada e superficial uma Missa é cópia da outra. Não é o que acontece; cada uma está localizada num determinado ponto do Ano Litúrgico. Portanto cada uma é portadora de mensagens próprias. Além do mistério pascal celebrado por todas elas, são enriquecidas pela memória própria da festa, própria do tempo.
          O exemplo, embora singelo, pode ilustrar o que afirmamos: é possível comer arroz todos os dias; a variação do tempero deixará a impressão de se estar comendo alimento diferente. O tempero ou o modo diferente de se preparar o arroz dão o toque especial, deixando a impressão de se comer algo completamente novo. Ignorar o momento litúrgico que se vive é empobrecer sobremaneira a riqueza dos mistérios celebrados. O ideal é saber integrar o mistério pascal de cada Missa com a memória própria do tempo, da festa.
          As memórias próprias das festas ou do tempo litúrgico são melhor detectadas e evidenciadas pelas chamadas partes móveis da Missa: orações, leituras, cânticos. São como o tempero que dá o sabor especial à comida.
          Conhecer o Ano Litúrgico é condição fundamental para melhor se penetrar na alma das celebrações.


OS MISTÉRIOS DO ANO LITÚRGICO

objetivo: Penetrar mais aprofundadamente a alma das diversas celebrações que acontecem no decurso do Ano Litúrgico.

          Seria uma gafe verdadeiramente desastrosa, no convívio social, confundir um aniversário ou um casamento com um funeral. Para cada ocasião existe uma celebração e é importante que se saiba qual é o mistério celebrado. E é precisamente o mistério que faz com que uma celebração seja diferente da outra. Então, o conhecimento do mistério celebrado faz com que se assuma este ou aquele rito.
         Se na vida social existem tantos mistérios, o mesmo se dá no Ano Litúrgico. É perfeitamente compreensível que ele comece com o Natal. Com esta solenidade meditamos, para viver, o grande dom do Pai para a humanidade, Cristo vem a nós, para que por meio dele possamos ir ao Pai: Jo 14,6. A celebração deste mistério cria condições para se viver o Natal eterno.
          Sendo uma solenidade tão marcante no Ano Litúrgico, é antecedida pelo Advento, que é o período de preparação. Advento significa chegada. Tudo conclama pela especial vinda do Senhor: cânticos, orações, leituras. Assim a Igreja se prepara igualmente para a vinda definitiva de Cristo. Há uma conotação de penitência, no Advento, pois é como se sentisse ainda a falta de alguém. A cor litúrgica é o roxo.
          Ao lado da ausência daquele pelo qual se clama, há uma certeza: ele vem, ele está cada vez mais próximo, não se espera em vão. Então se faz presente também um clima de alegria. Por isso é comum o uso do paramento rosa no 3º Domingo do Advento, também conhecido como Domingo Gaudete = alegrai-vos. Do início do Advento até o dia 16 de Dezembro, o clima é de preparação remota, enquanto que a partir do dia 17, respira-se a proximidade do Natal com textos e antífonas especiais.
         O Natal é o ponto alto do ciclo natalino que começa com o Advento. Nele se celebra o mistério do "Deus-conosco", o qual será vivido um dia plenamente na separação entre o Pai e a humanidade, levantado pelo pecado: Gên 3, 23-24. É a manifestação da predileção divina para com o povo judaico, e a Epifania mostra que este amor se abre a todos os povos. Outras solenidades como Maternidade de Maria, Sagrada Família, celebradas na ocasião, de maneira alguma rompem o clima amoroso da gruta de Belém.
         A partir do Natal, a cor é festiva: branco.
         Após a Epifania seguem-se uns domingos do Tempo Comum. Quanto ao número destes domingos, como já se falou, depende da maior ou menor proximidade da Páscoa. A cor do Tempo Comum é o verde.
          O que é o Tempo Comum? Antes de se responder, é importante distinguir o mistério Cristo do mistério de Cristo.
          Por mistério Cristo se celebra alguém que se tornou o único em nossa vida: Cristo. No Ano Litúrgico o Senhor é diferentemente celebrado: ora como criança, ora como alguém torturado e morto na cruz, ora como ressuscitado, ora como exaltado junto do Pai. Tudo é feito nas diversas solenidades, nos ciclos dos quais se falou: pascal...
         Todavia, o Ano Litúrgico reflete também o que Jesus fez e ensinou. Por exemplo, o mandamento do amor, o perdão, a preocupação com os sofredores, com os pecadores.
          Então, se o mistério Cristo se celebra Jesus, no mistério de Cristo se celebram os ensinamentos de Jesus, o que fez e como viveu.
         Durante o Tempo Comum não celebramos os mistérios de Cristo. Este período da liturgia é bastante rico e variado, completando as celebrações dos ciclos e dos tempos especiais.
         A Páscoa, como o Natal, é precedida por um período dilatado de preparação: a Quaresma. São cinco semanas que antecedem a Semana Maior (Semana Santa) a partir da Quarta-feira de Cinzas. O espírito deste período é marcadamente penitencial. No passado a Quaresma se reduzia a uns dias de oração, de jejum e abstinência antes da Páscoa. Recordando o prolongado período de recolhimento feito por Jesus (Mt 4,2), a Quaresma passou a ter 40 dias. A cor é o roxo.
        No Brasil se celebra há décadas, nesse período, a Campanha da Fraternidade que tem cantos próprios e adaptados ao tema do ano. É um esforço para se concretizar a conversão a Deus e a abertura aos irmãos. As orações e as leituras quaresmais insistem no tema da redenção onerosa do Filho de Deus.
         Depois do 5º Domingo da Quaresma começa a Semana Santa. O ponto alto é o Tríduo Sacro: Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa e Páscoa, com grande destaque para a Vigília Pascal.
          Na Quinta´feira Santa (paramentos brancos) se celebram: a Última Ceia, o Lava-pés, a Instituição da Eucaristia. É um dia carregado de sentido e de mistérios.
          Sexta-feira Santa: paramentos vermelhos. Toda a atenção da Igreja se volta para o drama de amor do Filho de Deus que é injustiçado, torturado, assassinado, levado à pior das mortes (cruz), num esforço de ser apresentado como maldito de Deus: Deut 21,22-23.
          No Sábado Santo, os paramento são brancos. Á noite tem início a Vigília Pascal. É reconhecida como a mãe das vigílias. A cada momento cresce o clima de esperança, de alegria e de festa. A celebração é movimentada e carregada de sentido. Lamentavelmente a maioria dos cristãos, incluindo tantos que se consideram engajados e mais esclarecidos, não descobriu a solenidade e a riqueza desta noite das noites, que com suas trevas é capaz de iluminar o mais claro dos dias. Vem a seguir a Missa da Ressurreição ou Missa da Aleluia. Celebra-se não só o triunfo de Jesus, como o da humanidade, em Cristo. Sabe-se que não vivemos em vão.
          Por muitos anos e para aliviar o período rigoroso de jejum, passou-se a celebrar a Vigília Pascal no Sábado Santo pela manhã. Tanto que era conhecido como Sábado de Aleluia. Reformas litúrgicas restituíram o antigo horário noturno, evocando os cristãos que passavam a noite em vigília, rezando, cantando, proclamando a Palavra, iluminados e aquecidos pela fogueira. Até o raiar da aurora, quando celebravam com júbilo a ressurreição do Senhor.
        Atualmente a celebração da Páscoa é antes da meia-noite. É que para os judeus o dia não começa com a zero horas e sim com o surgimento da primeira estrela. Então, ao escurecer do Sábado Santo, para todos os efeitos, começam os primeiros momentos do Domingo.
        Com a Páscoa, maior solenidade cristã, tem início o período pascal. São sete domingos, por sinal, chamados de Páscoa: 2º, 3º Domingo de Páscoa etc. A cor é a branca. O ciclo pascal, que inclui a Quaresma, termina com a solenidade de Pentecostes celebrada com paramentos vermelhos. Ascensão e Pentecostes ocupam os últimos domingos de Páscoa.
         O Tempo Comum, que foi interrompido pelo início da Quaresma, recomeça a partir do Ciclo Pascal. Esta segunda parte termina com a solenidade de Cristo Rei, que é celebrada com paramentos brancos. E como já se falou, com esta festa termina o Ano Litúrgico.
         A ilustração abaixo em forma de círculo do Ano Litúrgico pode dar uma idéia mais completa do que se falou até agora.
         Por brevidade não se fala de outras festas que enriquecem o Ano Litúrgico, como as de Nossa Senhora, São José, etc.

                                 
FONTE :http://www.igrejaparati.com.br/ano_lit%C3%BArgico.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário