sexta-feira, 7 de março de 2014

MÁSCARA PARA O CARNAVAL - máscaras de papel machê- RECICLAGEM

Máscaras-de-papel-machê1mascaras-de-papel-mache7mascaras-de-papel-mache4As mMáscara-de-Papel-Machêáscaras de papel machê são criações únicas, versáteis e com um custo de produção muito barato.
Com este técnica você poderá criar vários formatos e tamanhos, com qualquer especificação, ou detalhe que queira aplicar. A dica é que use um balão para moldar, produzindo um material que tem grandes chances de ser comercializado para as companhias de teatro ou em épocas de comemorações festivas.
Inspire-se nas máscaras do famoso carnaval de Veneza, na Itália, e faça peças maravilhosas.

Materiais:

  • Cola branca
  • Duas tigelas grandes
  • Toalhas de papel
  • Tesoura
  • Balão redondo
  • Fita adesiva
  • Jornais velhos
  • Tinta acrílica
  • Glitter, lantejoulas, penas, ou qualquer objeto com o qual queira decorar

Passo a passo:

Faça a mistura de 1 xícara de cola com 3 xícaras de água (se muito grande, ou com detalhes variados, vai precisar de mais deste material).
Com uma colher de pau, mexa bem, para que fique totalmente mesclado.
Numa das tigelas, coloque o papel toalha, já picado em pequenos pedaços, sendo que poderá desfiá-lo com uma tesoura também, para agilizar o processo.
Adicione um pouco da pasta de cola, somente o suficiente para trabalhar o molde. O mais indicado é usar material que ocupe apenas uma xícara da pasta de cola, assim poderá sobrar massa para trabalhar mais detalhes na máscara (como detalhes tortuosos e pontiagudos no topo).
Encha o balão de ar, o suficiente para equiparar-se ao tamanho de uma cabeça. Arranje um local onde possa prender o balão (use a fita adesiva para fixá-lo), de forma confortável o suficiente para que possa trabalhar o molde.
Faça o revestimento de todo o balão com a massa de papel machê, deixando espaço perto do bico.
Na outra tigela, rasgue as folhas de jornal em pequenas tiras, de pouco mais de 2 centímetros. Mergulhe-os em outra parte de massa de cola, e envolva todo o balão.
Atenção com o modo como aplica as camadas. Quanto mais lisa ficarem, menos trabalho terá no acabamento.
Faça duas camadas completas. Deixe secar até ao dia seguinte. Quando então, passará outras duas camadas. Deixe que sequem completamente. Repita o processo com a massa de papel toalha, e novamente espere secar.
Depois de seca, estoure o balão, e remova-a. Crie as características faciais, esculpindo os ouvidos, as sombrancelhas, a boca e o nariz. Faça esses detalhes faciais com a massa de papel toalha (que tem espessura similar à argila), aplicando diretamente no machê endurecido.
Coloque para secar (outra vez!).
Em seguida, prepare-a para o uso. Com uma faca artesanal, ou estilete, corte uma abertura no fundo, para permitir que a máscara possa ajustar à cabeça. Um corte mais largo na parte de trás vai ajudar neste processo.
Ou poderá cortar o molde do rosto. Com um lápis, desenhe os olhos, e corte as aberturas. Lixe, para aparar as arestas e deixar a superfície bem plana. Pinte-a com tinta acrílica e decore como preferir.
Sugestão: se cortar o molde do rosto, uma boa maneira de criar uma máscara bonita é rodear toda a extremidade com uma linha fina de glitter preto, com espessura de um centímetro, mais ou menos. Em seguida, cubra toda a extensão desta linha com lantejoulas, de forma intercalada. Se quiser, poderá colar cabelo falso, e outros ornamentos. Basta dar asas à imaginação para criar uma máscara belíssima.
Dica: adicionar óleo de linhaça na massa de cola cria um material mais durável e resistente aos fungos e ao mofo.
http://www.oartesanato.com/743/mascaras-de-papel-mache

Nenhum comentário:

Postar um comentário