segunda-feira, 3 de março de 2014

O PAPA - IGREJA CATÓLICA - CATEQUESE -

PapaFunções, eleição, o que representa, vestimentas, conclave, primeiro papa
papa
São Pedro: primeiro papa





Funções, autoridade, sucessão 
O papa, também conhecido como Sumo-Pontíficie, é a autoridade máxima na hierarquia da Igreja Católica Apostólica Romana. Ele vive no Vaticano(estado independente), situado dentro da cidade italiana de Roma.

De acordo com a doutrina e crença católica, o papa é o sucessor de São Pedro, o “pai” da Igreja Católica e primeiro papa. Em função dessa consideração, os seguidores do catolicismo tratam o papa por “Sua Santidade”.

O papa costuma visitar os países com o objetivo de levar para as pessoas as crenças católicas. Transmite também mensagens e princípios do cristianismo como, por exemplo, paz entre os povos, caridade, harmonia e respeito. Ele costuma fazer discursos contra as guerras e situações que envolvem práticas violentas.

Como ele também é o bispo de Roma, utiliza uma vestimenta composta de um hábito branco e chapéu de abas largas. Porém, em ocasiões especiais costuma vestir a tiara, uma vestimenta muito bonita e bem trabalhada.

O poder do papa passa para outro quando ele morre ou sua doença o incapacita para a função. Nestes casos, ocorre uma reunião de cardeais, conhecida como conclave, que escolhe, através de uma votação, o novo papa.

Atualmente quem dirige a Igreja Católica é o papa Francisco (Jorge Mario Bergoglio), que sucedeu Bento XVI, que renunciou em fevereiro de 2013.
Você sabia?
- É comemorado em 29 de junho o Dia do Papa.

http://www.suapesquisa.com/pesquisa/papa.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário