terça-feira, 26 de outubro de 2010

Documentário - Criança, a alma do negócio

Qual o benefício que a publicidade dirigida à criança traz para a criança?

Essa é uma das questões levantadas pelo documentário de Estela Renner e Marcos Nisti.

   
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Pode parecer brincadeira, mas as crianças hoje em dia conhecem mais as marcas de salgadinhos do que os nomes das frutas. É o que mostra o documentário Criança, A Alma do Negócio, que abriu o segundo Fórum da Criança e Consumo em setembro passado no Instituto Itaú Cultural, em São Paulo.

    Dirigido pela cineasta Estela Renner e produzido por Marcos Nisti, o documentário promove uma reflexão sobre como a sociedade de consumo e as mídias de massa impactam na formação de crianças e adolescentes.
Criança, A Alma do Negócio, mostra a realidade em que vivemos: crianças que preferem ir ao shopping a brincar, conhecem marcas pelo logotipo, e apesar de terem uma vasta coleção de brinquedos e jogos se encantam mesmo é por um pequeno bonequinho de plástico.

    O Instituto Alana foi o ponto de partida do documentário. Depois de registrar vídeo-aulas com os conselheiros da organização, Estela percebeu como a infância de nossas crianças está sendo sabotada pelo excesso de publicidade dirigido à elas, e que a maioria dos pais ou não percebe, ou não sabe como agir perante tal quadro.
    
    “Acho uma grande covardia a publicidade ser dirigida à criança. Quer vender o seu produto? Fale com alguém do seu tamanho, não use meu filho como promotor de vendas dentro da minha casa…Nunca vou esquecer quando meu filho de 3 anos pediu para eu ir ao posto Shell”, diz uma das mães entrevistadas. O filme mostra que a ética se perdeu pela busca do lucro - e nossas crianças arcam com o prejuízo de uma infância encurtada.

    O trailler do documentário já pode ser visto no link: http://br.youtube.com/watch?v=rW-ii0Qh9JQ.
   
Além disso, já está disponível na internet a íntegra do documentário. 
O documentário "Criança, a alma do negócio" está disponível nos links abaixo:
DVD original 2.6gb - documentário em formato iso para ser copiado em DVD.AVI 700mb - documentário em formato avi para ser visto no computador (resolução 720x480).MP4 196mb - documentário em formato mp4 compatível com iPod e computador (resolução 320x240) .AVI 46mb - trailer do documentário em formato avi para ser visto no computador (resolução 320x240 )

Celulares, ipods, mp4 e tocadores portáteis - URL para acesso:
http://www.alana.org.br/doc.3gp
http://www.alana.org.br/doc.mp4
 

Documentário no Formato Streaming Flash ("Youtube"), clique para assistir 

NO YOUTBE -(COPIE E COLE NA BARRA DE ENDEREÇO )
1 -  http://www.youtube.com/watch?v=j0aT3-5-zTo
2-  www.youtube.com/watch?v=dX-ND0G8PRU&feature=PlayList&p=E2ABADAEF30E4007&index=0&playnext=1
3 - http://www.youtube.com/watch?v=dX-ND0G8PRU&feature=PlayList&p=E2ABADAEF30E4007&index=0&playnext=1
4- http://www.youtube.com/watch?v=dX-ND0G8PRU&feature=PlayList&p=E2ABADAEF30E4007&index=0&playnext=1              

   

A produção do documentário abriu mão dos direitos autorais, para que o mesmo possa ser assistido por todas as pessoas que tiverem interesse no assunto.

Sobre a Diretora:
    Formada pela ESPM, Estela Renner morou 7 anos nos Estados Unidos, onde fez mestrado em cinema. Trabalhou como montadora na MGM e dirigiu vários curtas-metragens em película. Entre eles, “Big Sister”, vencedor de festivais em Los Angeles e Miami. No México, dirigiu o documentário “Bordering on a Miracle”, sobre a comunidade Mixteca residente em Tijuana, vinda de Oxaca, vencedor do prêmio American Airlines.

    De volta ao Brasil, dirigiu e co-escreveu doze episódios do sitcom Mano a Mano, produção independente que foi ao ar em rede nacional estrelando Leandro Firmino (Cidade de Deus) em papel cômico.
    Já dirigiu campanhas publicitárias para Axe, L’Oreal, Coca-Cola, Banco Itaú, Mastercard, CCAA, entre outros, como diretora exclusiva da produtora Margarida Flores e Filmes.

    A série de documentários “Amores Expressos” dirigida por Estela em conjunto com o diretor Tadeu Jungle ,está em fase de pós-produção e irá ao ar em 2009 pela TV Cultura. Para realização deste projeto, Estela registrou pedaços do “amor” em vários pontos do mundo, como Cuba, Índia, Irlanda, Argentina e México.

Sobre o Produtor:
    Formado em Direito e com MBA em Economia pela USP, Marcos Nisti  começou a atuar no empreendedorismo social com a criação da Projeto Terra, loja de produtos de origem sociais e ambientais que trouxe para o Brasil o conceito de fair trade. Já recebeu vários prêmios na área, como o Premio Eco, da AMCHAM, o Responsabilidade Social no Varejo, da FGV, o Valor Social, entre outros. Hoje dirige o Instituto Cia Athletica.

Instituto Alana
    O Instituto Alana é uma organização sem fins lucrativos criada em 1994 que tem como missão fomentar e promover a assistência social, a educação, a cultura, a proteção e o amparo da população.
   
    A partir do projeto Criança e Consumo, criado em 2005, aponta meios que minimizam os impactos negativos causados pelos investimentos maciços na mercantilização da infância e da juventude, tais como o consumismo, a erotização precoce, a incidência alarmante de obesidade infantil, a violência na juventude, o materialismo excessivo, o desgaste das relações sociais, dentre outros – e tem como uma de suas metas a proibição legal e expressa de toda e qualquer comunicação mercadológica dirigida à criança no Brasil.

    Por meio do projeto Criança e Consumo, procura colocar à disposição de pais e profissionais que lidam com o público infanto-juvenil material valioso sobre o assunto, acreditando que informação é o primeiro passo para começar a lutar por uma mudança de valores na nossa sociedade, para tentar, aos poucos, tirar as crianças  da frente das telas – da semi-hipnose e apatia – para praticar mais esportes, ter uma alimentação saudável, conviver mais com a família e com os amigos, estar em contato com a natureza, ler e brincar mais.

FONTE : http://www.culturainfancia.com.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=820:documentario-crianca-a-alma-do-negocio&catid=132:artigos-e-teses&Itemid=167

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